Para alarmes básicos os equipamentos no conjunto são:
- Sensores de presença que acionam o sistema em caso de movimento
- Central de alarme
- Bateria para funcionamento do sistema em falta de energia
- Sirenes
- Controle remoto acionamento ou desarmamento do sistema
- Discadora telefônica.
É importante:
- A central ficar alojada dentro da construção, protegida das ações do tempo, uma tomada de energia elétrica deve alimentar um no-break a saída do no-break deverá alimentar a central de alarme.
- A bateria fica alojada dentro da central devidamente conectada, o manual do produto informa como isto é feito. É importante ficar atento após instalação quanto a data de validade da bateria
- Os sensores são instalados de forma a fechar o perímetro de proteção evitando brechas que podem ser aproveitadas pelo criminoso. Devem ficar em locais estratégicos.
- As sirenes devem ficar em locais protegidos de vandalismo ou ações do tempo.
Depois de fixados os sensores de perímetro e sensores de movimento e as sirenes, seus cabos são levados até a central. A saída de energia elétrica do no-break deve ser a última conexão, terminada a instalação, são necessários testes nos sensores.
A sirene deve disparar em todos os locais de teste de sensores e caso exista cerca elétrica no imóvel, ela pode ser integrada na central de alarme fazendo com que haja o acionamento deste quando o infrator encostar à cerca elétrica.
Os alarmes mais modernas possuem integrações com outros sistemas tais como circuito fechado de TV “CFTV” e ainda tem os recursos de comunicação, GPRS envio de SMS ou e-mail.
Fica a dica…